Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8b9e650e88250d3af2a2f7
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

SUBSÍDIO AO TRIGO: O DIABO AMASSA NOSSO PÃO

VANOER GONTIJO

Downloads: 0
Views: 903

Resumo

Neste trabalho são reconsideradas algumas das questões relacionadas com o subsídio ao trigo. Analisam-se as conseqüências da intervenção do Governo em seu mercado. Opina-se sobre certas propostas de alteração no atual sistema de comercialização e se fazem sugestões a respeito de algumas políticas relacionadas com esse produto. Ao assumir a despesa de US$ 101 em cada tonelada de trigo comprada pelos moinhos, o Governo provoca uma redução artificial no preço dos derivados desse produto, aumentando seu consumo em detrimento de outros produtos sucedâneos e substitutos. O subsídio é, assim, uma restrição à expansão da demanda do arroz, do feijão, do milho e da mandioca, entre outros, limitando, conseqüentemente, o nível de emprego e de renda dos agricultores, em geral, pequenos. Com a perspectiva de gerar um déficit na Conta do Trigo em torno de Cr$ 20 trilhões em 1986, as pressões de ordem monetária para a retirada do subsídio aumentam tremendamente sobre o Governo. Justificativas para a tomada dessa decisão não são poucas. Algumas das mais importantes são discutidas nesse texto.

Palavras-chave

política do trigo, subsídio, farinha mista panificável, custos e benefícios

Referências

AMBROSI, L & CRUZ, E. R. da . Taxas de retorno dos recursos aplicados em pesquisa no CNPT/EMBRAPA. Passo Fundo, EMBRAPA, 1985. (mimeo.).

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro de Tecnologia Agrícola e Alimentar. Pesquisa em escala industrial para determinação técnica-econômica da produção, moagem e utilização de farinha desengordurada de milho (FDM), farinha de raspa de mandioca (FRM) e farinha de sorgo (FS) como sucedâneos parciais de farinha de trigo. Rio de Janeiro, 1985. (Relatório global).

LINS, E. R. & SILVA, J. R. da . Perspectivas do trigo face a recentes medidas de pai ítica econômica. lnf. econ., 13(12):33-43, 1983.

MARTINS FILHO, J. Breve perfil da indústria do trigo no Brasil. Alim. Tecnol., (3), jul. 1985.

ZANDONADI, R. Política interna do trigo. Brasília, s. ed., 1985 a. (mimeo.).

ZANDONADI, R. Trigo: subsídio e inflação. Alim. Tecnol., (3), jul. 1985 b.


Submetido em:
02/12/1985

Aceito em:
02/01/1986

5d8b9e650e88250d3af2a2f7 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections