Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d9a612a0e882562378e47b4
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

ALTERNATIVAS PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

LAÉRCIO BARBOSA PEREIRA; VALTER JOSÉ STÜLP

Downloads: 5
Views: 1372

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos nos níveis de renda e emprego, originados do aumento na escala de produção de produtos de olericultu- ra e/ou fruticultura nas pequenas propriedades do município de Torres, RS, consi- derando as demandas por estes produtos no mercado da CEASA, RS e os coefi- cientes técnicos do Plano Integrado para o Desenvolvimento do Litoral Norte, RS. As principais conclusões do trabalho são que, emborà as receitas adicionais sejam significativas, os aumentos nos níveis de renda e emprego são considerados insigni- ficantes. Isto se deve, principalmente, às restrições de demanda e talvez aos siste- mas de produção propostos no Plano Integrado para o Desenvolvimento do Lito- ral Norte, RS, que exigem o uso intensivo de capital (recurso escasso) em detri- mento da mão-de-obra eterra (recursos abundantes). Chama-se a atenção para o fato de que a terra toma-se um recurso abundante em relação aos cultivos de pro- dutos de olericultura e fruticultura.

Palavras-chave

renda agrícola, emprego, olericultura, fruticultura, siste- mas de produção, pequenos agricultores.

Referências

BARBOSA, T. Agricultura de baixa renda: questões e opções de desenvolvimen- to. R. Econ. Rural, 16(3): 53-60, jui./set., 1978.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Bases para um programa de apoio aos agri- cultores de baixa renda. 2'3 versão. Bras(lia, 1975. 64p. Programa de estu- dos FIPE/MA: Proieto Pesquisa & Extensão.

SRAS! L. Ministério da Agricultura. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Reiatório final do grupo de trabalho para promoção da agricultura de baixa renda. Brasília, 1976.

CRUZ, T.A. Resposta dos pequenos agricultores a estímulo de preço. Viçosa, UFV, 1977. 71p. Tese Mestrado.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E EST A TlSTICA. Porto Alegre, RS. Anuário esta- tístico do RS, 1972-75. Porto Alegre, 1976.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA, Porto Alegre, RS. Plano inte- grado para o desenvolvimento do litoral Norte, RS; Perto Alegre, 1975a.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA, Porto Alegre, RS. Plano inte- grado para o desenvolvimento do litoral Norte, RS; Hortigranjeiros. Porto Alegre, 1975b.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATISTICA, Porto Alegre, ~S. Plano inte- grado para o desenvolvimento do litoral Norte, RS; Atias. Porto Alegre, 1978.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA, Rio de Janeiro, RJ. Censo agropecuário do RS, 1970. Rio de Janeiro, 1973a.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATi'STICA, Rio de Janeiro, RJ. Censo demográfico, RS, 1970. Rio de Janeiro. 1973b

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. De- partamento de Cadastro e Tributação. Sistema Nacional de Cadastro Ru- ral, Bras(lía, DF. Cadastro de imóveis rurais, 1972. Brasília, 1972.

PEREIRA, L.B. Estudo da viabilidade do incremento nos níveis de renda e em- prego nas pequenas propriedades agrícolas do :nunicípio de Torres, RS. Porto Alegre, IEPE, 1980, 149p. Tese Mestrado.

PROGRAMA DE INVESTIMENTOS INTEGRADOS PARA O SETOR AGRO- PECUÁRIO. Estudo de alternativas de políticas agrícolas. Porto Alegre, Secretaria de Planejamento, 1978.

SCHUH, G.E. O problema da renda na agricultura brasileira. ln: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, Brasília, DF. Alter- nativas de desenvolvimento para grupos de baixa renda na agricultura bra- sileira. Brasília, 1974. v.2, p.120-84.

TAKAYAMA, T. & JUDGE, G.G. Spatial equilibrium and programming. J. Farm Econ., Manasha, 46(1 i:67-93, Feb. 1964.

5d9a612a0e882562378e47b4 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections