Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da0ca8e0e88253b14c12059
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

A INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E OS ACORDOS BILATERAIS BRASIL-ARGENTINA

JUAN ALGORTA PLÁ; ERNANI JOÃO ROHR; REINALDO IGNÁCIO ADAMS

Downloads: 0
Views: 876

Resumo

A 'Ata para a Integração Brasileiro-Argentina' assinada em Buenos Aires, a 29 /07/86, abre novos rumos para a Integração Latino-Americana. Os países em desenvolvimento, premidos pelo sistema de comércio internacional vigente e pela dívida insuportável, acumulada principalmente durante o 2. choque do petróleo e, posteriormente, pelos juros extorsivos, cobrados pelos países do primeiro mundo sentem a necessidade de se unirem em defesa de seus interesses. A abertura democrática permitiu que esse processo se acelerasse. Anesar dos aspectos positivos da integração é preciso lembrar que é um processo que se desenvolve a longo prazo. Porém, a curto prazo, é preciso adotar ações de política para evitar distorções. No caso específico de Brasil-Argentina, é preciso um cuidado especial para coibir crises setoriais no meio rural e na agroindústria, na região sul do País, tendo em vista que as condições climáticas se assemelham e os produtos são competitivos, levando a Argentina a vantagem comparativa. Há receios de que, face a euforia do Plano Cruzado, da crise de abastecimento e da preocupação com o centro-norte do País, as medidas tomadas ignorem certas conseqüências de médio e longo prazo. É preciso aproveitar a experiência de integração do Mercado Comum Europeu para proteger o setor primário.

Palavras-chave

integração regional Latino-Americana, acordos Brasil-Argentina, comércio internacional e ALADI.

Referências

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Washington, EUA. Progresso Sócio-Econômico na América-Latina; integração econômica, relatório de 1984. Washington, 1984.

BLEJER, M. Panorama analítico da integração econômica. ln: BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Washington, EUA. Progresso

Sócio-Econômico na América- Latina; integração econômica, relatório de 1984. Washington, 1984.

MAGARll'ilOS, G. Un nuevo salto qualitativo; acuerdos con Brasil. EI Dia, Uruguai, 30.08 a 05.09.86.

ASSOCIACIÔN LATINO-AMERICANA DE INTEGRACIÔN. Sintesis. 1985.

5da0ca8e0e88253b14c12059 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections