Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da374300e8825e05cba68e1
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS FERROVIAS A MATRIZ DE TRANSPORTE PARA PRODUTOS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO PARANA

Ricardo Silveira Martins, José Vicente Caixeta Filho

Downloads: 0
Views: 935

Resumo

Este estudo teve o objetivo principal de avaliar o transporte de milho, soja, trigo e farelo de soja no Paraná, com vistas à expansão da participação relativa do modal ferroviário na matriz de transporte para os produtos selecionados. A agricultura e os setores ligados ao agronegócio têm importante participação na geração da renda deste Estado, o que torna a economia paranaense bastante sensível às alterações recentes dos cenários agrícolas, com maior abertura e integração regional. Foram operacionalizados modelos de minimização de custos de transporte, por programação linear, que resultavam na racionalização da utilização da infra-estrutura de transporte no Paraná. Identificou-se uma contribuição potencial das ferrovias bastante significativa, quanto à redução do custo de transporte. Os modelos de distribuição modal alocaram fluxos prioritariamente para o transporte ferroviário, indicando que esta modalidade pudesse incrementar sua participação na matriz de transporte referentes aos produtos selecionados, principalmente com destino a Paranaguá. Foram destacados alguns investimentos prioritários nas ferrovias paranaenses, como aumento da capacidade do trecho Curitiba-Paranaguá e a correção do estrangulamento do trecho Guarapuava-Ponta Grossa, o que melhorou a posição competitiva da FERROESTE. O transporte intermodal não foi priorizado pelo modelo. 

Palavras-chave

Distribuição modal, programação linear, transporte intermodal 

Referências

ARBAGE, A. P. Análise econômica do transporte de soja em grão no Estado do Rio Grande do Sul (O caso do Porto de Cachoeira do Sul). ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 34., Aracaju, 1996. Anais. Brasília: SOBER, 1996. p.1557-73.

BROOKE, A.; KENDRICK, D.; .M"EERANS, A. GAMS. Washington: Gams Development Corporation, 1996. 17lp.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Previsão e acompanhamento de safras, ano20, n.5, jul./1996.

FERREIRA, L R.; BURNQUIST, H. L.; AGUIAR, D. R. D. Infraestrutura, comercialização e competitividade da agricultura brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 1993. 63p. (Textos para discussão, 318)

FIBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de influência das cidades. Rio de Janeiro: FIBGE, 1987.

GEIPOT. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. Corredores de transporte: corredor do Paraná/Santa Catarina. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1994. 58p.

_ _ . Corredores de transporte: proposta de ações para adequação da infra-estrutura e para racionalização de transporte de granéis agrícolas. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1995. 277p.

_ _ . Corredores de transporte: proposta de ações para adequação da infra-estrutura e para racionalização de transporte de granéis agrícolas. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1997. 314p.

GUARIM, I. Análise da competitividade inter-regional da soja em grão no mercado brasileiro. Viçosa, 1992. 116p. Tese (Mestrado) - Departamento de Economia Rural/Universidade Federal de Viçosa.

KOO, W W; THOMPSON, S. R.; LARSON, D. W Alternative transportation rate and cost structure: a linear programming model. ln: KOO, W W; LARSON, D. W Transportation models for agricultura! products. Boulder: Westview Press, 1985. cap.7.

MARTINS, R. S. Racionalização da infra-estrutura de transporte no Estado do Paraná: o desenvolvimento e a contribuição das ferrovias para a movimentação de grãos e farelo de soja. Piracicaba, 1998. Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo

OLIVEIRA, J. C. V. Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hidrovia Tietê-Paraná. Piracicaba, 1996. l 36p. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo.

PARANÁ (Estado). Secretaria dos Transportes. Paraná: logística e multimodalidade. Curitiba: SETR/PR, 1996. 23p.

PRASTACOS, P.; ROMANOS, M. A multiregional optimization model for allocating transportation investments. Transportation Research, v.21B, n.2, p.133-48, 1987.

WILKINSON, J. Competitividade da agroindústria brasileira. Agricultura em São Paulo, v.42, n.l, p.27-57, 1995.

WRIGHT, C. L. Análise econômica de transporte e armazenagem de grãos:estudo do corredor de exportação de Paranaguá. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1980. 187p.

5da374300e8825e05cba68e1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections