Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da4bc230e8825750dba68e1
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, LOGO DESENVOLVIMENTO SOCIAL? · O CASO DA REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA

AGENOR GASPARETTO; OSVALDO HELLER DA SILVA; MANOEL MALHEIROS TOURINHO

Downloads: 1
Views: 826

Resumo

Este estudo visou verificar se o desenvolvimento econômico implicá necessariamente e compulsoriamente um desenvolvimento social. Para testar tal relação tomou-se como referencial empírico a microrregião cacaueka da Bahia a partir de dados dos censos demográficos da Fundação IBGE de 1970 e 1980. Como ponto de partida observou-se que a região, na década de 70, conhe- ceu um grande progresso econômico, marcado por grandes aumentos da produção, produtividade e valores gerados com as exportações de cacau, que teve nessa década uma conjuntura de preços alta- mente.favorável no mercado internacional•. O problema que se tentou clarificar era se o desenvolvimento econômico teria que se traduzir necessária e compulsóriamente numa melhoria das condições de vida de todas as camadas da população. Foram tomados como indicadores de desenvolvimento social os índices de instrução e de natimortalidade - indicadores diretos e imediatos; e os índices de domicfiios particulares permanentes com energia: elétrica, água encanada e geladeira - indicadores indiretos e mediatos ou materiais. khipótese central é de que desenvolvimento econômico não ims plica ne.cessária e compulsoriamente desenvolvimento social. Os resultados revelaram que em termos de pessoas alfabetizadas houve uma pequena'melhoria, mas caso se considere apenas o meio rural da microrregião cacaueira o quadro não se alterou, Em relação a anos de estudo observou-se uma pequena melhoria.' O índice de natimortalfdade acusou úma deterioração nas condições de vida, pelo menos, de parcela da população. Já os indicadores ·materiais de desenvolvimento social revela- ram situação contrária, isto é, uma melhoria expressiva no período. Çonclui-se que: a distribuição de bens materiais e mesmo infra-estruturais parece ser mais fácil ·do que a distribuição. de bens sociais, como a alfabetização e a instrução, mas principalmente aa saúde, para todas as camadas da população.

Palavras-chave

desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, condições de vida.

Referências

ASMAR, S. R. Sociologia da microrregião cacaueira. ltabuna, ltagrafe, 1983.

BRANDÃO, A. L. de A. Políticas econômicas e seus efeitos no desempenho da economia c~ueira.1950-1980. Piracicaba, USP, 1983. 113p.

CARDOSO, F. H. Autoritarismo e democratização. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.

COMISSÃO DE COMÉRCIO DO ESTADO DA BAHIA. Produção de cacau. s. l., s. d.

COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA. Área do ano agrícola 198~81. s. 1., s. d.

COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA, Relatórios anuais, 1965-1982. s. 1., s. d.

FERREIRA, J•. 1,.. f. Impacto da tecnologia na região cacaueira da Bahia: o caso de lbira- pitanga. s. n, t. Separata de R. FESPI, Ilhéus, 1 (2), jul./dez. 1983.

FERREIRA, J. L. F. A m;io de obra em fazendas de cacau: ltapitanga, Bahia. Viçosa, UFV, 1981; Tese Mestrado.

FRANK, A. G•. Sociologia do desenvolvimento e subdesenvolvimento da So- ciologii,, ln: DURAND, J. C. G., org. Sociologia do desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2:ahar, 1975. v. 2. · ·

FRANK, A. O. Acumulação dependente e subdesenvolvimento: repensando a teoria de dependência. São Paulo, Brasiliense, 1980.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Rio de Jan.eiro, RJ. VIII Recenseamento geral do Brasil, 1970. Rio de Janeiro, s. d. t. 13, (Censo Demográfico, 1).

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IX Recenseamento geral do Brasil, 1980. Rio de Janeiro, 1983. t. 3, n2 13; t. 4, n2 15; t, 6, n2 15. (Censo Demográfico, 1).

FURTADO, C. Pequena introdução ao desenvolvimento: enfoque interdisci- plinar. São Paulo, Nacional, 1980.

NAVARRO, Z. S. & AS MAR, S. R. Os pequenos produtores de cacau: um es- tudo em três áreas do Sul da Bahia. Ilhéus, CEPLAC/CEPEC/Divisão de So- ciosconomia, 1978.

TREVIZAN, S. D. P. & FERREIRA, J. L. F. Características habitacionais da população residente no meio rural da região cacaueira da Bahia. Ilhéus, 1983. Boletim Técnico, 220).

VA LLA, V. V. Desenvolvimento econômico resultado de ciência e tecnologia própria. s. n. t. Separata de Cacau Atual., 12 (1):3-10, 1975.

VIEIRA. J. R. C. Alguns aspectos sócioeconômicos relacionados com a mão- de-obra emfazendas de cacau: lbirapitanga, Bahia, Brasil. Turrialba, Costa, Rica, IICA, 1969. Tese Mestrado.


Submetido em:
03/06/1985

Aceito em:
24/02/1988

5da4bc230e8825750dba68e1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections