Progresso Tecnológico na Agricultura e a Dimensão Regional dos Efeitos Potenciais nos Mercados: uma Análise de Equilíbrio Geral para o Mercosul
Joaquim Bento de Souza Ferreira F.
Resumo
Este estudo analisa os efeitos potenciais de mercado originados no progresso tecnológico (PT) da agricultura, no processo de integração do Mercosul. O estudo é realizado por meio de um modelo de equilíbrio geral aplicado de comércio, o GTAP (Global Trade Analysis Project), com uma agregação para dez regiões e dez produtos/atividades prodqtivas. O foco central da ".nálise são as atividades produtivas da agricultura e da agroindústria. Diversas hipóteses a r~speito do progresso técnico do tipo Hicks neutro são analisados, para Brasil, Argentina e Chile. Os resultados mostram que o Brasil se apropriaria de uma porcentagem maior do excedente gerado pelo progresso técnico do que Argentina e Chile. Do mesmo modo, atrasar-se tecnologicamente em relação aos demais países parece ter um custo alto para o Brasil, especialmente no setor produtivo de grãos. Essa situação, entretanto, geraria um decréscimo relativo menor no emprego setorial, quando comparado com as outras hipóteses, mas isso aconteceria às custas de redução dos salários em toda a economia. O estudo conclui que a inevitável liberação de trabalho pela agricultura na presença de progresso técnico Hicks neutro está associada a uma elevação dos salários e à melhora do nível de bem-estar de toda a sociedade.
Palavras-chave
Referências
BONELLI, R; FONSECA, R.. Ganhos de Produtividade e de Eficiência: Novos Resultados para a Economia Brasileira. IPEA, RJ. Texto para Discussão n.o 557, abril de 1998.
CHAMBERS, R. G.. Applied production analysis: a dual approach. Cambridge University Press, 1988.
COCHRANE, W.. Farm prices: Myth and Reality. Minneapolis : University ofMinnesota Press, 1958.
FRISVOLD, G. B.. Multirnarket effects of agricultura! research with technological spillovers in Hertel, T. W. (ed.). Global Trade Analysis: Modeling and Applications. Cap.13, Cambridge University Press, 1997.
HERTEL T. W. (ed.). Global Trade Analysis: Modeling and Applications. Cambridge University Press, 1997, 403 p..
DE JANVRY, A.. A Socioeconomic Model -of [nduced Innovation for Argentina Agricultura( Development. Quarterly Journal of Economics. 1973, 87: 410-435.
MACLAREN, D.. An Evaluation of the Cairns Group Strategies for Agriculture in the Uruguai Round in Hertel, T. W. (ed.). Global Trade Analysis: Modeling and Applications. Cap. 8, Cambridge University Press, 1997.
MCDOUGALL, R. (ed.). The GTAP 3 data base. Center for Global Trade Analysis. Purdue University, 1997.
OWEN, W.. The Double Development Squeeze on Agriculture. American Economic Review, 1966, 56 : 43-70.
RÊGO, E. C. L.. O Processo de Constituição do Mercosul. Textos para Discussão n.o 23. BNDES, 1995, 9 p..