Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5ea8a3e70e8825660ef1743a
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

O BRASIL FRENTE À CRISE ENERGÉTICA INTERNACIONAL

Aaron Dehter

Downloads: 3
Views: 964

Resumo

O autor tem o objetivo de contribuir' ao debate sobre a política energética em vista da evolução da economia mundial. Para tal fim, ele faz uma análise sucinta das características da chamada "crise energética internacional", das implicações da mesma para o Brasil e de alguns elementos que considera necessários para alcançar soluções eficazes. A questão energética é definida num contexto amplo, no qual interage com outros aspectos cruciais da problemática mundial contemporânea, que, em conjunto, estão ocasionando significativas transformações na estrutura da economia mundial. Tais transformações alteram o papel e as perspectivas da economia nacional. O trabalho examina causas e conseqüências diretas da questão energética em particular, identificando fatores de caráter físico, tecnológico e institucional relativos a oferta e procura de energia. No Brasil, a análise sucinta de diversas opções disponíveis revela que o país poderia ter condições de superar a crítica situação atual, particularmente através do destacado papel que corresponde ao setor agrícola e mediante a utilização da biomassa, da hidreletricidade e de outras fontes não-convencionais de energia, conjuntamente com esquemas que permitam poupar energia. Mas torna-se notória a necessidade de pôr em prática uma estratégia integrada com os seguintes objetivos básicos: a) facilitar a integração de esforços das diversas instituições responsáveis pela tomada de decisões e pelo desenvolvimento de estudos especializados, a níveis setorial e regional; e b) formular diretrizes claras e duradouras que reduzam incertezas, orientando a ação dos setores produtores e consumidores das diversas fontes energéticas. Dentro deste contexto, o trabalho apresenta diversas sugestões para a elaboração de um marco de referência global para pesquisas nessa área.

Referências

1. BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Balanço energético nacional. Brasília, 1976, 1977 e 1978. (Publicação anual).

2. FORRESTER, J. World dynamics. Cambridge, Massachusetts, MIT Press, 1971.

3. FUNDACIÓN BARILOCHE. Modelo mundial latinoamericano. Resumo apresentado in Catas- trophe or New Society? A Latin American World Model. Ottawa, Canadá, IDCR, 1976. 108p. Trabalhos técnicos publicados in GERHART, Bruckmann (edl). Latin American World Model. Proceeding of the Second !IASA Symposium on Global Modelling. Laxenburg, Áustria, UNEP-IIASA, 1974. 334p.

4. GOLDEMBERG, J. Estratégias energéticas para países desenvolvidos e em desenvolvimento. Pesquisa e Planejamento Econômico. Rio de Janeiro, IPEA. 9 (1): 83-112, abr. 1979.

5. LEONTIEF, W. et alii. The future of the world economy. New York, Oxford Un,versity Press (Nações Unidas), 1977. 11 Op.

6. MEADOWS, D. et alii. Los limites dei crescimento (I? Informe a Club de Roma), México, Fondo de Cultura Econômica, 1972.

7. MENON, B. P. (Nações Unidas). Global dialogue: the international order. Oxford, Pergamon Press, 1977. 11Op

8. MESAROVIC, M. & PESTEL, E. Momento de decisão (li? Informe a Club de Roma). Rio de Janeiro, Agir, 1975. 246p.

9. TINBERGEN, J. et alii. Para uma nova ordem internacional. Rio de Janeiro, Agir, 1978. 441 p.

10. WORKSHOP ON ALTERNATIVE STRATEGIES (WAES). Energy: global prospects 1985-2000. New York, McHill, 1977. 350p.

5ea8a3e70e8825660ef1743a resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections